segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

23º Expovale 2011


A Expovale é uma feira de agronegócios, comércio, indústria e shows em Registro. Acontece no centro Permanente de Exposição.
Este ano foi a primeira vez que participei e infelizmente não consegui ir no show do Fernandinho e Claudia Leitte. Não tenho como expor minha opinião já que não participei.
O show da Pitty foi muito profissional e técnico. Apesar de não vê-la na mídia, ela tem o seu público favorito.  Não é o estilo de música que gosto, mas ela surpreendeu-me com sua voz e banda. Todos muito bem entrosados e profissionais. Não teve atraso, foi impecável!
Já o Show do Almir Sater foi nostálgico, emocionei-me. Acredito que muitos que estavam presentes também se emocionaram. Relembrou vários sucessos, simpaticíssimo, chegou até a contar piada. Entre uma música e outra trocava os instrumentos afinadíssimos. A banda conta com a participação de sua irmã e irmão que deram uma "palhinha" com suas vozes maravilhosas! A formação da banda é perfeita, porém os musicistas do violoncelo e acordeon deram um show a parte.
Alguns estandes das cidades vizinhas do Vale do Ribeira representaram sua cultura e artesanato como:  Pariquera-Açú, Peruíbe, Jacupiranga, Sete Barras, Cananéia, entre outras. Cada uma com sua riqueza seja nas bonecas de pano, bijouterias, panos de prato, objetos de cerâmicas, madeiras, artefatos feitos da fibra da folha de bananeira seja em puf´s, bandejas lindíssimas, abajour, almofadas, bolsas, etc.
Além é claro, da gastronomia diversa, o cantinho caiçara delicioso! A praça de alimentação com sushis, yakissoba, tempurá, pastéis, salgados, ostras de Cananéia deliciosas, tudo muito gostoso! Ah maçã do amor!!!
Todos os estandes muito bem montado e organizado: Sebrae com palestras valorosas para comunidade, Território da cidadania, Playlândia, Aflovar (lindíssimo), Sindicato Rural, Mini-fazenda, Equinos, ABAVAR, fiquei surpresa! O grande palco bem estruturado, telões, a tenda cultural que teve a participação de vários shows de artistas da região.
Os estacionamentos muito organizado, deixamos o carro duas noites e não tivemos queixa. Apesar do valor cobrado R$ 10,00 nada absurdo.
Ah já ia me esquecendo, o show dos tratores, algo que desconhecia, muito bom! Fiz uma filmagem, a qual pretendo deixá-la para que possam visualizá-la.
Nem tudo são flores, o que não me agradou foi a excessiva apresentação da Prefeitura nos telões em divulgar as obras realizadas e as que estão por vir. Assim como o jornal local que divulga tais menções.
Houve uma boa divulgação da Expovale, nas redes sociais e mídia: rádio, TV e jornais. O que me espanta tamanho investimento e organização muito pouco aproveitados. Não percebi grandes movimentações na exposição seja a tarde ou a noite. Penso, que certamente teve prejuízos para os investidores, participantes num geral. Sinto em ver uma evento tradicional da cidade ser tão pouco prestigiado. Fica meu questionamento. O que ocorreu de verdade para tão pouca movimentação?
Valor do ingresso desproporcional a realidade da cidade e região. Pode ser, afinal muitos não tem se quer o que comer, que dirá para momentos de lazer. Seja por problemas políticos ou não, considero um evento de suma importância para Registro e Vale do Ribeira.
Parabéns aos organizadores, trabalhei com eventos e sei o quanto é dinâmico um evento de grande porte e leva meses para o planejamento, organização e execução.
Espero que nos próximos anos a população prestigie a Expovale ; é um evento que fomenta o turismo, podendo desenvolver Registro e cidades do Vale do Ribeira.

Texto e fotos: Joana D`Arc (Turismóloga)























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: