sábado, 24 de setembro de 2011

1ª Corrida Rústica - 3 ª Etapa 14º Batalhão BPM/I


Óh céus, onde estão as faixas ou ciclovias da cidade???


Semana do Trânsito 18 a 25 de setembro de 2011

Vivemos um dilema muito grande no trânsito urbano, alguns cidadãos respeitam as leis e outros absurdamente as ignoram. É preciso um processo educacional a longo prazo. Revisto e analisado o que é emergencial e buscar soluções imediatas para um trânsito seguro e eficaz.

Sou ciclista, motorista e claro pedestre. Vivencio irregularidades impressionantes no trânsito de Registro como por exemplo de pedestres atravessam fora da faixa, motoristas que abrem as portas de seus veículos sem observarem se esta passando ciclista, pedestre ou veículo, motoristas que não utilizam setas, alta velocidade em locais indevidos, ciclistas na contra mão, motociclistas e motoristas que fazem conversão em locais proibidos, posso enumerar várias mas não é o caso.

Esse comportamento promíscuo do ser humano no trânsito na maioria das vezes gera um transtorno ou mesmo acidentes pelo mal uso das leis. Ora, se não fosse necessário, elas não existiriam.

Mas é uma questão cultural e educativa. Em alguns países e cidades   basta o pedestre chegar na faixa que o motorista da passagem. Aqui já presenciei cenas do veículo parar e o motociclista passar quase atropelando o pedestre. Do que adianta? São atitudes conjuntas, não cabe apenas a uma modalidade. Todos que utilizam o quaisquer modalidade de transporte deve saber suas regras e como utilizá-las.

Neste momento levanto um problema sobre as ciclovias da cidades. Qual a dificuldade da realização de ciclos faixas no centro da cidade e claro estendendo-se para os bairros? A maioria da população usa meio de transporte alternativo o que é necessário segurança para o trabalhador e usuários em geral. Por que não desenvolver uma medida sócio educativa? Ao invés de punitiva, por exemplo: uma vez na semana guarda ou fiscais de trânsito em vários pontos da cidade orientando as pessoas.

Em alguns trechos da cidade tem ciclovias e de repente elas acabam. Vivi situações em que que não sabia qual o melhor lugar para passar, pois todas as opções eram perigosas.

As imagens são da Av. Clara Gianott de Souza, umas das principais avenidas de Registro, representa a realidade de um trânsito sem planejamento e segurança.













Ações da Conseg e Prefeitura


Em matéria publicada no Jornal Regional do dia 23 de setembro - edição 949 sobre a 
Semana Nacional do Trânsito em Registro -

Programação educativa para os próximos dias é o incentivo do uso da "faixa viva" - gesto utilizado pelos pedestres para sinalizar ao motorista a necessidade de atravessar a rua na faixa.
Nos dias 26 e 27 de setembro jovens que participam de programas da Prefeitura orientarão os pedestres sobre a utilização da "faixa viva", além de distribuírem panfletos com orientações a ciclistas e motoristas nas principais ruas da cidade.
O Projeto Rodovia SP Mirim, acontecerá na Praça Prefeito José Mendes (Beira Rio) no dia 27 de setembro. Tem como objetivo inserir no cotidiano das pessoas como utilizar com segurança as regras de trânsito, tendo como alvo principal as crianças.

Espero que estas ações educativas que sugeri acima no texto, possam ao longo do ano serem permanentes nas escolas, sociedade e que ocorram em locais estratégicos na cidade. Para que os resultados surjam e sejam constantes.

Problemas Urbanos de Registro

As imagens abaixo da área da praça central, apresentam os problemas de infraestrutura urbano, provocando uma poluição visual e social. Registro tem potencial turístico, o que certamente poderia fomentar o comércio, consequentemente  o desenvolvimento. 

Nesta praça tem um monumento  com o nome de "Mensageiro do Futuro" - "Prever o futuro de Registro", ao progresso e a cultura, homenageando todos os ensinamentos deixados pelos japoneses e a experiência da terceira idade que hoje fazem parte do cotidiano da cidade. 

O "Mensageiro do Futuro, simboliza a preservação dos costumes, do ambiente e da memória, pois nos próximos anos, as nossas crianças irão desfrutar e cultivar estas sabedorias". Informações retiradas sobre o monumento "Revista Registro Des". 

Infelizmente a situação da praça contradiz com a bela mensagem do monumento.