quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A segunda maior enchente da história


A segunda maior enchente da história – 05 á 11 de agosto de 2011

O mesmo rio que norteia a história, a produção e o desenvolvimento do Vale do Ribeira esta semana causou destruição e mobilizou milhares de pessoas para escapar das cheias e outras para ajudar a quem precisa.
Dias de chuva fortes e constantes resultaram no que já é considerado a segunda maior enchente da história do Vale do Ribeira. De forma rápida, o Rio Ribeira do Iguape saiu de seu percurso normal atingindo casas, plantações e rebanhos causando enorme prejuízo para algumas cidades. Ações rápidas foram tomadas pela Defesa Civil e das administrações municipais para resguardar e segurar a vida de várias famílias.
As principais cidades atingidas foram: Registro, Sete Barras, Eldorado, Jacupiranga, Iporanga e Ribeira.
Houve um grande prejuízo na produção agrícola e pecuária. O forte da região é o cultivo da banana, período de colheita que infelizmente não ocorreu.
A Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR) estima que aproximadamente 80% dos bananais foram atingidos pela cheia na região ocorrendo impacto direto sobre a economia local.
Na cidade de Registro os desabrigados estão no Ginásio Mario Covas e em escolas municipais. Equipes da Prefeitura se dividiram em tarefas para organizar as pessoas, assim como conduzindo a alimentação e demais tarefas de ajuda comunitária. Participação do Fundo Social de Solidariedade de Registro, doações começaram a ser enviadas a vítimas, que estão sendo distribuídas.

Informações extraídas do Jornal Folha do Ribeira

Fotos Joana D`Arc