segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Rota do Chá - Precisa de investimentos para que se torne viável

A Rota não condiz com roteiro turístico, apesar da sinalização. Fica muito a desejar quanto a infraestrura de apoio para o turismo como:

- Estradas de acesso mal sinalizadas;
- lixo em alguns trechos da Rota;
- empreendimentos que não sabemos se fazem ou não parte do roteiro;
- Falta placas nos estabelecimentos com os serviços prestados;
- Informação: material de apoio, mapas ou folder no PIT da cidade para o turista e morador;

É preciso investimento no roteiro, preparo profissional/qualificação para quem irá apresentar e trabalhar nele. Inclui os guias e os proprietários dos empreendimentos. Preparar o produto Turístico "Rota do Chá" para apresentá-lo e vendê-lo de forma consolidada para que futuramente possa fomentar o turismo em Registro e fazer parte dos atrativos turísticos do Vale do Ribeira.

Fotos e texto por Joana D`Arc

















5 comentários:

  1. Boa tarde!
    Tenho pedalado com minha esposa por estradas rurais de Registro e algumas até mapeei no site "Bikemap".

    Procurei no Google sobre a "Rota do Chá" em
    Registro, como ano passado eu trabalhava no Agrochá sempre via a recente placa sobre a Rota.

    Existe realmente alguma coisa para se visitar nesse roteiro ou só paisagem?


    Muito obrigado!


    P.S.: Todas as sexta-feiras está sendo feito um Pedal Noturno, o roteiro é decidido na hora e de acordo com o preparo físico dos participantes, com saída na KM Bikes, na rua Perú, 422. Sinta-se convidada.

    ResponderExcluir
  2. Acho que entendi, a Rota do Chá é um trecho que liga o Bairro Xangrilá ao Bairro Agrochá, isso?

    Se estou certo disso, eu estava imaginando que seria uma Rota que fosse em direção ao Morro do Votupoca.


    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe Paulo pela demora de resposta. Ultimamente não tenho conseguido atualizar o blog. Infelizmente não poderei participar dos encontros de bike, estou estudando, adoraria! Nunca ouvi falar da Km Bike é aqui em Registro?
      Estou a pouco tempo na cidade e resolvi criar o site e blog para divulgar o Turismo da região e os acontecimentos. Na Rota de fato não existe absolutamente nada, apenas foi dado o nome "roteiro". Sei que a rota vai mais adiante de Xandrilá, mas sinceramente não tenho certeza se vai em direção ao Morro do Votupoca, desconheço este lugar ainda. Irei me informar.

      Gde abraço em quem sabe numa outra oportunidade possamos fazer uma rota com nossos familiares.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço pela resposta e também peço desculpa por não ter dado um retorno a mais tempo.
    Eu pretendia visitar com mais frequencia o seu blog, mas não tenho tido tantas oportunidades. Gosto muito do assunto "Turismo no Vale do Ribeira".
    Quanto a "Rota do Chá" é uma iniciativa da Colônia Japonesa e que pode se ter maiores informações no museu que eles mantém no prédio do KKKK. Nas minhas pedaladas por aí, vi placas de divulgação da rota, no Xangrilá, Chá Ribeira, Agrochá, Taquaruçu e até no Ribeirão Branco de Registro. Na maioria das vezes nas placas também tem a indicação de alguma fábrica ou casa de alguma família japonesa, mas nem sempre eles estão disponíveis a receber o turista. São placas em tantos lugares que não tem formaria necessariamente uma rota.
    Outro lugar que visitei é a Igreja Episcopal Anglicana, que também é indicada em algumas dessas placas. Essa igreja é a primeira igreja erguida pelos japoneses no Brasil e tem uma arquitetura bem interessante. Fica no Bairro Manga Larga, a cerca de 17 km.

    Quanto aos pedais com o pessoal da KM Bikes, ultimamente não tenho ido. Estou pedalando mais aos finais de semana.

    Forte Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: